Convenção Batista Fluminense

A Convenção Batista  Fluminense é a mantenedora da FABERJ (Faculdade Batista do Estado do Rio de Janeiro), a Convenção desempenha um papel fundamental na cooperação e capacitação das Igrejas Batistas fluminenses, proporcionando-lhes os recursos e apoio necessários para cumprir integralmente a missão que lhes foi confiada por Cristo, o Senhor.

Sua missão é viabilizar, com excelência, a união e o aprimoramento contínuo das igrejas, para que possam servir à sociedade e ao propósito divino de forma efetiva e relevante. Com base em sólidos valores e uma visão ousada, a CBF se dedica a disponibilizar serviços e produtos de alta qualidade, considerados indispensáveis para o compromisso da Igreja Batista Fluminense com Cristo e a comunidade.

A Convenção Batista Fluminense, antes conhecida como Associação Batista Fluminense, foi organizada em 1907, durante os dias 4 e 5 de janeiro, no templo da Igreja Batista de Aperibé. Nessa época, as igrejas do antigo Estado do Rio de Janeiro estavam divididas entre as Missões Batista do Rio e Batista de Campos. A primeira diretoria foi eleita, tendo como presidente o Pastor Joaquim Farnendes Lessa, e contou com a participação de líderes e pastores notáveis, como Joaquim Rosa e Luiz Ovídio Firmo.

A Convenção nasceu com o objetivo de servir, apoiar e coordenar ações para a proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, fomentando discussões para o avanço da obra missionária e sua relevância na sociedade.