Nossa história

A FABERJ, inicialmente denominada como Seminário Teológico Batista Fluminense, nasceu como uma instituição para formar pastores e líderes com o propósito de obedecer ao chamado de Deus.

Através da vida do Pr. Ebenézer Soares Ferreira junto com demais pastores, que entenderam a necessidade de novos obreiros, iniciaram o plano de abrir uma escola de ensino teológico no campo fluminense. Diante desta realidade, por meio de oração e ação, foi fundado em 11 de março de 1963 o Seminário Teológico Batista Fluminense na cidade de Campos dos Goytacazes – RJ.

 

No seu primeiro ano de existência, o Seminário Batista teve sua sede nas dependências da Segunda Igreja Batista de Campos (situada na Rua Conselheiro José Fernandes, nº 198), no ano seguinte, em agosto de 1964 foi transferido para o prédio histórico do Colégio Batista Fluminense (Av. Alberto Torres, nº 261), no Palacete Belisário, local onde se encontra até hoje.

Ao longo de seus primeiros anos de instituição, contou com grandes pastores em sua direção acadêmica que alavancaram o ensino teológico como os pastores Ebenézer Soares Ferreira (1963-1984), Pr. Joélcio Rodrigues Barreto (1984-1985), Pr. Silas Quirino de Carvalho (1986-1991), Pr. Alceir Faria Pereira (1991-1992), Pr. Josélio Gomes de Souza (1992-1998), homens que se dedicaram com empenho à realização e progressão do ensino teológico através do Seminário Batista alcançando vocacionados e suprindo a falta de obreiros no norte fluminense. 

Além do curso teológico, o Seminário Batista promoveu conferências, simpósios, retiro dos alunos, criação da associação de ex-alunos, cursos de música sacra, discipulado, missões e a criação de uma revista teológica Estudos Bíblicos e Teológicos. Fundou também no estado do Rio dois campos avançados de ensino teológico, um na cidade de Niterói (1984) e em Macaé (1997). 

No dia 16 de abril de 1970, o Seminário Teológico Batista Fluminense participou como fundadora da ABIBET (Associação Brasileira de Instituições Batistas de Ensino Teológico) entidade ligada à Convenção Batista Brasileira que integra as instituições de ensino superior batistas no Brasil visando promover a expansão do ensino teológico por meio de reuniões, conferências e simpósios que abordam a respeito da educação bíblica, teológica e a prática pastoral.

O Seminário Teológico Batista Fluminense conhecido como “Casa de Profetas” desde sua fundação realizou grandes contribuições na área teológica, formando e capacitando homens e mulheres de Campos e diversas cidades do estado e do país, preparando líderes, pastores e missionários com uma teologia bíblica para a expansão do trabalho pastoral e missionário no estado do Rio de Janeiro e no Brasil.

Hoje, a Faculdade Batista do Estado do Rio de Janeiro – FABERJ faz parte do Grupo Batista de Educação e conta com uma estrutura caracterizada pela flexibilidade e pela integração de seus cursos e setores, supervisionadas pela Direção Geral, pelas Coordenações Acadêmico-Pedagógica, Administrativo-Financeira, Acadêmica de Cursos e pelos seus Órgãos Deliberativos e Suplementares, compostos por docentes, estudantes e corpo técnico-administrativo.

Através de nossa experiência acumulada ao longo de sessenta anos dedicados ao ensino, fundamentados nos princípios cristãos em face de nossa origem Batista, temos feito história promovendo o Reino de Deus em Campos, Estado do Rio de Janeiro e Brasil.

MISSÃO

Nossa missão na Faculdade Batista do Estado do Rio de Janeiro (FABERJ) é proporcionar uma formação acadêmica de excelência, baseada em valores cristãos, visando o desenvolvimento integral de nossos estudantes. Buscamos estimular o pensamento crítico, a ética e a responsabilidade social, promovendo uma educação que os prepare para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo, a partir de princípios cristãos.

VISÃO

Nossa visão é ser reconhecida como uma instituição de referência no ensino superior, destacando-se pela qualidade acadêmica e pelo compromisso com a formação de profissionais éticos, competentes e comprometidos com a transformação da sociedade. Almejamos ser uma instituição que valoriza a inovação pedagógica, a pesquisa teológica de qualidade e a interação com a comunidade, contribuindo para o progresso da sociedade e para a construção de um mundo mais justo.

VALORES

Na FABERJ, fundamentamos nossa atuação em valores sólidos e princípios éticos que norteiam todas as nossas ações:

  • Valorização do mérito acadêmico
  • Formação integral
  • Valorização dos princípios cristãos
  • Inovação e qualidade